sábado, 26 de fevereiro de 2011

O processo de pesquisa


Referência:  TEXTO 2: O processo de pesquisa. In:  PÁDUA, Elisabete m. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem teórico- prática. São Paulo: Papirus, 2004, pp. 31- 39

O resumo do texto sobre o processo de pesquisa pode ser elaborado individualmente ou em duplas e deve ser publicado nessa postagem em forma de comentário. O resumo deve conter no máximo 500 palavras e deve seguir todos os critérios do gênero: linguagem impessoal, objetividade e focar as ideias do texto.



21 comentários:

  1. RESUMO - O PROCESSO DA PESQUISA

    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.

    Neste capítulo, a autora faz uma abordagem dos processos que estão relacionanos aos conceitos e fatores que determinam a dinâmica que deve haver no ato de pesquisar.

    Primeiramente, é explicitado uma definição do termo onde pesquisa é colocada como toda atividade que objetiva soluções de problemas. Nesse sentido, elementos como busca, indagação, investigação e averiguação permitem a compreensão da realidade e ajuda o pesquisador orientar suas ações.

    Portanto, a pesquisa trará condições favoráveis para elaborar conhecimentos que possam ajudar na transformação da realidade. Assim sendo, algumas técnicas importantes possibilitam a formulação mais mais precisa para se conhecer a realidade. Porém elas não devem ser colocadas como ferramentas meramente formais e sim unidas a um bom referencial teórico que a contextualize de forma mais ampla.

    Em virtude disso, com a evolução histórica do método científico e o advento das ciências humanas, atualmente há uma divisão significativa dos processos de pesquisa. A primeira divisão é a pesquisa quantitiva que enfatiza aspectos numéricos para a investigação de fenômenos e a qualitativa que se preocupa com valores, representações sociais e dinâmicas dos processos envolvidos.

    Por fim, a pesquisa envolve quatro momentos importantes para o trabalho científico tomar uma forma desejável: projeto, coleta de dados, análise do que foi coletado e elaboração da escrita. Tais ações não devem ser colocadas isoladamente, elas necessitam de uma interação comjunta para que a atividade de pesquisa flua de forma aceitável para um bom trabalho científico.

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  3. Este texto aborda a definição, causa, consequência, classificação e intenção relacionados ao processo de pesquisa. A visão do método deve ser ampliada de simples aplicações de técnicas a um conjunto para se elaborar conhecimento sobre a realidade. A relação do método com a epistemologia cientifica também é analisada. A ciência contemporânea é um contínuo repensar e refazer sobre o teórico-prático e cada corrente ética filosófica possui seus entendimentos acerca da elaboração de procedimentos para se chegar ao
    conhecimento. São tratadas também análises sobre como os principais elementos do processo: ontológico, ideológico, éticos, gerais do conhecimento de mundo, a qualidade e quantidade dos instrumentos de investigação influem no processo de pesquisa.

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  4. Resumo: O processo de pesquisa

    Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas, permitindo a elaboração de conhecimento, auxiliando na compreensão da realidade e orientando ações.
    Sendo assim o conhecimento vai se elaborando e reelaborando ciclicamente e historicamente.
    Toda pesquisa está inserida no contexto histórico-sócio-lógico objetivando a elaboração de conhecimentos que permitam a transformação da realidade na qual o pesquisador faz parte.
    Os procedimentos e métodos da pesquisa não devem ser encarados como instrumentos formais e rígidos, mas sim como técnicas que facilitam o trabalho do pesquisador.
    O estudo do método de pesquisa engloba os caminhos percorridos pelas ciências para a produção de conhecimento, e juntamente com os procedimentos técnicos e a epistemologia, constituem elementos indissociáveis no processo de desenvolvimento da pesquisa.
    Em decorrência do caráter histórico do processo de produção do conhecimento são utilizadas expressões tais como método positivista, estruturalista e dialético, sendo a ciência contemporânea assim, um conhecimento em processo de construção, exigindo um contínuo repensar sobre seu corpo teórico-prático.
    As características da produção do conhecimento nas diferentes áreas do saber são trabalhadas no âmbito da epistemologia, ainda fazendo parte deste processo a ontologia, ideologia e a ética como elementos de visão de mundo dos pesquisadores. A visão de mundo do pesquisador, incluindo sua percepção da realidade e elementos políticos, ideológicos, sociológicos e éticos, interfere na opção pelo próprio objeto de pesquisa.
    Aspectos técnicos e questões éticas ou de método se articulam e se dinamizam e devem ser estudados e trabalhados para se compreender o processo da pesquisa.
    Até meados do século XX apenas o método positivista era visto como base verdadeira de produção de conhecimento, entretanto com o desenvolvimento das investigações nas ciências humanas, passou-se a dar mais ênfase ao método dialético, com as pesquisas qualitativas. Entretanto pesquisas quantitativas tem seu papel no processo de produção do conhecimento e se aliam às pesquisas qualitativas como ferramentas imprescindíveis ao pesquisador.
    Ainda é importante destacar a tipologia de pesquisas existentes, sendo que estas surgiram para auxiliar o desenvolvimento das atividades de pesquisa e tem por base fundamental a compreensão da realidade em seus múltiplos aspectos, admitindo-se diferentes enfoques, diferentes níveis de aprofundamento e diferentes recursos.
    Pesquisa bibliográfica, pesquisa experimental e pesquisa documental são “tipos” que se complementam e possibilitam o aprofundamento do estudo do problema a ser pesquisado.
    Assim, as atividades de pesquisa, independentemente de sua finalidade, não produzem conhecimento “ao acaso”, mas contribuem para a formação da visão de mundo de cada um.
    O desenvolvimento da pesquisa envolve quatro etapas: O projeto de pesquisa, A colega de dados, A análise dos dados e A elaboração escrita.
    A denominação e divisão por etapas é um recurso meramente didático, sendo que cada uma delas não se apresenta como atividade isolada ou rígida, e cada uma tem seu grau de importância no processo de pesquisa.
    Referência bibliográfica:
    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.

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  5. Resumo: O processo de pesquisa

    Com a pesquisa, através de algumas atividades, é possível compreender e solucionar problemas, com o intuito de obter conhecimento através de buscas e investigações do contexto em que o mesmo está inserido.
    Quando o pesquisador está no âmbito da universidade se utiliza metodologias, que podem ser práticas e teorias explicativas (teóricas ou filosóficas) exigidas por ela, para haver uma padronização nas pesquisas. A primeira é baseada em procedimentos e aplicações de técnicas, enquanto a outra é fundamentada pelo conhecimento da ciência.
    Durante sua pesquisa, o pesquisador provavelmente irá se deparar com situações complexas e contraditórias, diante disso ele terá diversas dificuldades partindo do pressuposto que cada cientista terá uma visão de mundo diferente, determinando suas diretrizes. Esta visão de mundo dos cientistas também é embasada em elementos ontológicos, ideológicos e éticos.
    Antigamente, o conhecimento científico era baseado no método positivista (dedução, indução, observação, experiência, comparação), pesquisa experimental e quantitativa, mensurando os acontecimentos dos fatos. Enquanto que, atualmente, os pesquisadores dão mais ênfase em pesquisas qualitativas, nas investigações nas ciências humanas, procurando o significado dos fenômenos e dos processos sociais, partindo de pressupostos estabelecidos pelo método dialético. Segundo Gouveia (1984) é importante que os pesquisadores saibam utilizar os dois tipos de pesquisa (quali e quanti) durante suas investigações, podendo utilizar os dois tipos de forma combinada.
    Como existem vários tipos de estudos, os autores tentam organizar uma tipologia e classificá-los de acordo com alguns critérios e enfoques, como por exemplo: os campos das atividades humanas, a forma da utilização dos resultados, as técnicas e os instrumentos de observação e a referência do material utilizado na elaboração. É necessário o pesquisador conhecer essas tipologias, pois elas têm o intuito de direcioná-lo em sua pesquisa.
    A base de uma pesquisa, onde serviu de apoio para a organização das tipologias, pode ser pesquisa bibliográfica, experimental ou documental, podendo ainda utilizar uma ou mais na mesma pesquisa como forma de complementação no aprofundamento da pesquisa, portanto os outros procedimentos servem como técnicas auxiliares. Toda e qualquer pesquisa pode ser utilizada como forma de melhoramento da visão de mundo de cada um, isso não significa que aquela pesquisa seja uma verdade absoluta.
    O processo de uma pesquisa envolve quatro etapas: I – O projeto de pesquisa; II – a coleta de dados; III – A análise dos dados; IV – A elaboração escrita. Nenhuma destas etapas é mais importante que a outra.


    Referência Bibliográfica

    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.


    Alunos:

    Eduardo Moreira Vilarinho
    Getúlio Pereira

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  6. Resumo - O Processo de Pesquisa

    PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Teórico-prática, Campinas - SP: Papirus, 2004.

    Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas, é uma atividade de busca de respostas que nos permite elaborar um conjunto de conhecimentos para compreensão e auxilio nas ações a serem tomadas.

    Toda pesquisa tem uma intencionalidade, que é a de elaborar explicações que possibilitem compreender e transformar a realidade.

    No plano da pesquisa, epistemologia “Teoria do Conhecimento”, método e procedimentos técnicos se constituem como elementos indissociáveis em todo o processo de investigação que se desencadeia com o pesquisar, cada uma pressupondo formas diferenciadas.

    Elementos que fazem parte do processo da pesquisa: Ontologia , ideologia e ética onde constitui a visão de mundo do pesquisador.

    Tipos de abordagem, quantitativas - quando quer gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estatística. Qualitativas – quando estimulam o entrevistado a pensar livremente sobre o tema, é usada para percepções e entendimento abrindo espaço para a interpretação.

    A pesquisa é dividida em quatro etapas: o projeto de pesquisa , A coleta de dados , A análise dos dados e a elaboração escrita, cada uma com sua importância e juntas complementam-se.

    Alunas
    Juliana Franco Ribeiro
    Patrícia Bernardes Barcelos

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  8. O processo de pesquisa

    PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Teórico-Prática. Campinas – SP: Papirus, 2004.

    A pesquisa é uma atividade direcionada para resolução de problemas, que permite elaborar um conjunto de conhecimentos auxiliando a compreensão e transformação da realidade. Os procedimentos colocam a prática do pesquisar como um conjunto de técnicas que permitem o desenvolvimento desta atividade em vários momentos do processo. Já o método é o conjunto de caminhos a serem trilhados até que seja produzido o conhecimento.

    Apesar de cada processo propor formas diferentes para o pesquisar, epistemologia, métodos e técnicas são fundamentais no processo de produção do conhecimento. Trabalhando com elementos como a ontologia, ideologia e ética que integram entre si, contribuem para a constituição da visão que se pretende pesquisar, a visão de mundo construída no nosso cotidiano.

    Para auxiliar o desenvolvimento das atividades de pesquisa, é necessário compreender a realidade em seus diferentes aspectos. Como a tipologia para essas atividades é organizada por diferentes critérios e enfoques, a autora utilizou neste estudo o procedimento geral para a pesquisa, que são elas: Orientações técnicas para pesquisa bibliográfica, para pesquisa experimental e pesquisa documental.

    As atividades de pesquisa, não elabora, não desenvolve e nem produz conhecimentos ao acaso, elas contribuem para a formação, percepção e compreensão de que cada um tem sua visão de mundo e concepção de homem. E criam-se oportunidade para um aprofundamento teórico em um amplo e diversificado campo do saber.

    Como técnicas auxiliares para elaboração de pesquisas pode-se utilizar os procedimentos nas abordagens quantitativas e qualitativas, desde que teoricamente contextualizadas. No desenvolvimento da pesquisa estão envolvidos quatro momentos marcantes, cada um com suas particularidades, mas que se complementam: projeto de pesquisa, coleta de dados, análise de dados e elaboração escrita.

    Rafael Luís Gomes de Oliveira.

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  9. Resumo:O Processo de Pesquisa
    O texto "processo de pesquisa" traz considerações importante, à respeito dos sentidos e práticas que envolvem o precesso de pesquis.É necessário ressaltar que pesquisa está intimamente ligada à uma investigação que buscasolucionar problemas e intervir na realidade.
    No texto, a pesquisa é encarada como uma atividade que se relaciona intimamente com a realidade, tendo como fundamento a compreenssão e a transformação da mesma.
    Longe de ser um conjunto isolado de técnicas e procedimentos a históricos, o proprio processo de pesquisa se modifica de acordo com o contexto histórico em que está inserida, visto que os sentidos e as concepções sobre processo de produção de conheccimento também se modifica.
    A disputa travada entre as pesquisas qualitativos e pesquisas quantitativas é abordada no texto, resultado uma análise que expõe que os tipos diferentes de pesquisa não devem ser excludentes, mas sim, complementares.
    Por fim, Elisabete de Pádua flisa a importância do ato de pesquisar como algo maior que apenas o comprimento de formalidades para a finalização de um determinado curso, pois, o ato de pesquisar e envolver a construção de uma nova compreenção do mundo e do homem e portanto possibilita o desenvolvimento de ambos.
    Aluno:
    Evando Martins de Oliveira Júnior

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  10. Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas; nos permite elaborar conhecimento. A pesquisa gera conhecimento que possibilite transformar a realidade.
    Vemos pesquisa na universidade como o domínio de uma certa área mais isso é apenas uma ferramenta da pesquisa que tem muitas outras ferramentas formando uma visão bem mais ampla.
    Estudo de método é quando usamos caminhos já existentes na ciência para gerar conhecimentos; esse método é histórico, complexo e repleto de contradições.
    É no âmbito da epistemologia que trabalhamos as questões da teoria do conhecimento; também em outra visão temos a ontologia, a ética e a ideologia onde trabalhamos a visão real de mundo dos pesquisadores.
    Até a metade do século XX só era científico o que era estabelecido pelo método positivista, ou seja, se testava e se desse certo era aceito, o pesquisador deveria ser neutro nesse processo.
    Passou-se então a dar ênfase às pesquisas qualitativas e não as quantitativas levando em consideração crenças, valores representações sociais dentre outros. Essas pesquisas são frequentemente questionadas devido a falta de valores tangíveis. No entanto atualmente se questiona essa divisão entre quantitativas e qualitativas, recomendando-se uma combinação das duas para se aplicar a cada situação que necessite de uma abordagem que adote os dois métodos.
    Muitos autores também dividem as pesquisas por tipos, mas atualmente vemos que o correto é que as pesquisas são a mistura de vários tipos e não devemos rotula-la por apenas um titulo desses.
    Não devemos encarar um trabalho de conclusão de curso como uma pesquisa ao acaso mas, a produção de conhecimento com uma outra pesquisa qualquer.
    Por fim o desenvolvimento da pesquisa pode ser dividido em quatro etapas: O projeto de pesquisa; a coleta de dados; a análise dos dados e a elaboração da pesquisa.

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  11. Bons textos mas alguns estão se esquecendo da estrutura: a referência bibliográfica, a linguagem impessoal, etc.

    Amanhã nos encontraremos em sala e posso tirar as dúvidas referentes à essa questão.

    =)

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  12. RESUMO - O PROCESSO DA PESQUISA

    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.
    O texto aborda a questão de uma forma bem generalizada visualizando a amplitude da pesquisa como forma de compreensão. Sendo assim a pesquisa tem o poder de transformar e compreender a realidade possibilitando transmitir fatos, possibilidades e conclusões que ajudam a sociedade comum todo a entenderem mais sobre determinados assuntos e até mesmo resolver problemas.
    A pesquisa pode ser definida como processo formal e sistemático de desenvolvimento do método cientifico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimento cientifico.
    A pesquisa quando falada nas universidades, é vista como pura técnica e procedimentos, contudo pesquisa é muito mais que isso, é um conjunto de técnicas que possibilitam o conhecimento profundo sobre o assunto. O estudo do método nos fala o caminho percorrido pelas ciências para produzir seus conhecimentos, esse estudo é articulado à abordagem epistemológica. A epistemologia consiste em procedimentos técnicos e indissociáveis no processo de investigação, esse processo não é único. Ao contrario o processo de pesquisa é complexo e histórico, neste sentido cada método de pesquisa é diferente na sua forma de descrevê-la, em seus métodos pode ser dialético, positivista, estruturalista. Neste contexto da epistemologia pode se estudar questões sobre a teoria do conhecimento, questões sobre objetividade, relação sujeito-objeto.
    As investigações nas ciências humanas são de punho qualitativo que procuram consolidar procedimentos para superar os limites das analises quantitativas.
    As atividades de pesquisa, independente de sua forma seja monografia, artigo etc., tem por finalidade a partir de uma ideia, formar uma visão sobre o assunto e também transmitir conhecimento a partir da visão do pesquisador. Segundo o texto as orientações técnicas para uma pesquisa bibliográfica que e o estudo embasado em livros, artigos, revistas (gerais e especializadas), jornais redes eletrônicas, para a pesquisa experimental e para a pesquisa documental que e realizada em documentos conservados no interior de órgãos públicos e privados de qualquer natureza ou com pessoas: registros, anais, regulamentos, circulares, ofícios, memorandos, balancetes, comunicações, informais, filmes, fotografias, cartas pessoais, etc., esses tipos diferentes de pesquisa vem cada vez mais se complementando um com o outro e possibilitando que se aprofunde o tema pesquisado. Sendo assim os procedimentos acima devem ser vistos como técnicas auxiliares, para a elaboração de pesquisas acadêmicas de caráter cientifico, podendo ter abordagens quantitativas e qualitativas desde que teoricamente contextualizada. A pesquisa se divide em etapas: Formulação de problemas; Construção de hipóteses ou determinação de objetivos; Delineamento da pesquisa; Operacionalização dos conceitos e variáveis; Seleção da amostra; Elaboração dos instrumentos de coleta de dados; Coleta de dados; Analise e interpretação dos resultados; Elaboração escrita.
    Todas as etapas da pesquisa são recursos didáticos que permitem organizar o desenvolvimento todo o processo e se complementam pelo próprio andamento da pesquisa e devemos destacar que todas as etapas da pesquisa e suas características são importantes porem vale apena lembrar que podemos optar somente por um tipo de pesquisa.

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  13. PÁDUA, Elisabete M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Teórico-Prática. Campinas – SP: Papirus, 2004.

    O desenvolvimento do processo de pesquisa tem como inteção a solução de problemas, sendo mecanismo fundametal no processo de formação do conhecimento. A realização de uma pesquisa tem como estrutura conjuntos de procedimentos que visão instruir o pesquisador, tornado-se a pesquisa um item de importância única, evidenciando a não existência de uma pesquisa melhor ou pior.
    Já os métodos que podem ser descritos como conjuntos de caminhos percorridos pela ciência para formação do conhecimento é atributo fundamental no processo de pesquisa. Torna-se necessário a articulação de todos os métodos e processos de pesquisa não podendo ser ignorados nenhum desses.
    O processo da pesquisa e da ciência, é um processo de constante evoluação, sendo que conceitos e definições formandos em determinada época, pode não ser o mesmo em um outro período.
    A pesquisa é um mecanismo primordial em função da formação do conceito de visão de mundo em todos os planos, seja ele ético, filosófico, político e cultural tornando a pesquisa um dos mecanismo responsáveis pela evolução conceitual da humanidade.
    A realização de uma pesquisa pode seguir duas vertentes:quantitativa e qualitativa. Pesquisa quantitativa se encaixa no processo científico, onde os resultados dos processos são expostos em números apoiados no conceito de experimentações, mensuração e controle rigoroso dos fatos. Já as pesquisas qualitativas são elaboradas visando ciência e conhecimento humano, procurando estabeler limites que superam as análises qualitativas, elaborando os resultados em forma de opinião livre e explorátoria. As pesquisas apresentam também outros aspectos como aplicada/pura, multidisciplinar/interdisciplinar sendo que todos esses grupos de características são aplicados em uma pesquisa.
    Por fim, o processo de pesquisa e segmentado em quatro partes: a) Projeto de Pesquisa; b) Coleta de Dados; c) Análise dos dados; Elaboração da Escrita. Cada uma dessas etapas é fundamental sendo que não existe etapa mais importante.

    Alunos: ALEXANDRE CARVALHO
    LAZARO FERNANDES

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  14. Pesquisa é toda a atividade voltada para a solução de problemas, a qual irá permitir no âmbito da ciência, elaborar um conhecimento, ou um conjunto de conhecimentos.
    Expressões como, método dialético, método positivista, método estruturalista, são utilizados, na perspectiva de que cada um tem uma visão de mundo, concepção de homem, pressuposto ético-filosóficos, que determinam suas diretrizes e procedimentos para atividade de pesquisa, seus entendimentos sobre o processo de produção do conhecimento, bem como a forma de articulação dos conceitos e categorias para análise da realidade. Embora, no processo didático-pedagógico, possa ser dada maior ênfase hora nas questões técnicas, hora nas questões éticas ou de método, a articulação e a dinâmica entre todos esses elementos não podem ser ignoradas, ao contrário, devem ser gradativamente estudadas e trabalhadas a partir dos primeiros contatos com os processos de pesquisa. Os trabalhos acadêmicos de iniciação científica não devem ser encarados como simples cumprimento de “tarefas”, mas sim como atividades que oportunizam a formação de um pensamento lógico, crítico, capaz de estabelecer relações entre os conhecimentos aprendidos através de análises da realidade, enfim, constituem-se em momentos de crescimento intelectual, que ocorrem a partir do esforço e da prática reflexiva de cada um. Assim, as atividades de pesquisa, independentemente de sua finalidade, não produzem conhecimento “ao acaso”, mas para a formação da visão de mundo de cada um e, portanto, para uma nova compreensão do mundo e do ser humano.

    Alunos: Izaura Pereira Pradela
    José Lino

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  15. Alunos: Álisson Suriani e Carolina Rosato

    Pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas.
    O objetivo da pesquisa é permitir que se construa novas ideias através de hipóteses, considerando-se fatos.
    Nas pesquisas de universidade, geralmente usa-se o método apenas comoo aplicação técnica, conceito que deve ser mudado, por estes são técnicas que permitem o desenvolvimento da atividade nos diferentes momentos do processo.
    Como teoria explicativa, o estudo do método articula-se à abordagem epistemológica, tomada como teoria crítica dos princípios, métodos e conclusões que a ciência pode chegar.
    Epistemologia, método e procedimentos técnicos não se separam no processo, sendo histórico, complexo e contraditório, o que gera divergências na ciência, exigindo diferentes meios de pesquisa.
    Isso mostra como a ciência é contínua e está em processo de mudança.
    Outros elementos que fazem parte do processo e constituição do mundo são a ontologia, a ideologia e a ética e permite aos pesquisadores apreender e compreender sua complexidade, às vezes não tão bem explícitas.
    Pesquisas qualitativas procuram consolidar procedimentos que podem superar os limites das análises meramente quantitativas. Têm se preocupado com o significado dos fenômenos e processos sociais.
    Houve um certo preconceito em relação às análises quantitativas.
    É importante a reflexão sobre as atividades de pesquisa em qualquer campo do saber.
    Outro aspecto importante é a classificação referente aos tipos de pesquisa existentes.
    Deve-se reconhecer que o fundamental nessas pesquisas é compreender a realidade em seus múltiplos aspectos.
    Para a elaboração de pesquisas acadêmicas podem ser utilizadas as abordagens quantitativas e qualitativas, onde o trabalho acadêmico se constitui em momentos de crescimento intelectual.
    Atividades de pequisa não produzem conhecimento ao acaso, mas contribuem.
    As etapas da pesquisa são o projeto de pesquisa, a coleta de dados, a análise dos dados e a elaboração da escrita. Esses são recursos que nos permitem organizar o desenvolvimento de todo o projeto.

    Referência Bibliográfica:

    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.

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  16. Resumo do texto: O Processo de Pesquisa

    Segundo Elisabete Pádua, autora do livro Metodologia da Pesquisa, Abordagem Teórico-pratica, toda pesquisa tem como objetivo gerar conhecimentos e compreensão do mundo a nossa volta. O conjunto de técnicas e métodos nos levam a um círculo vicioso de pesquisar e refletir.

    Ela defende ainda, que a ontologia a ideologia e a ética, são elementos fundamentais no desenvolvimento do conhecimento e na forma de visão do mundo. A reflexão, para a autora, deve ser desenvolvida nas primeiras séries de graduação e nas atividades de pesquisa, não como obrigação, mas como um exercício que irá gerar crescimento intelectual.

    O desenvolvimento da pesquisa pode ser dividido em quatro etapas: projeto de pesquisa, coleta de dados, análise de dados e elaboração escrita. Etapas essas, que ajudam a organizar o desenvolvimento de forma conjunta.

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  17. O processo de pesquisa

    De acordo com Elisabete Pádua, pesquisa vem a ser um processo voltado a resolução de problemas. É neste processo que adiquirimos conhecimento para tomar decisões e compreender essa realidade.
    Em várias universidades quando se fala em pesquisa, logo vem no pensamento que nada mais é um conjunto de técnicas e procedimentos, e que dependendo do grau de aplicação dessas técnicas podemos ter projetos mais completos ou não.
    É no estudo dos problemas relacionado ao conhecimento humano que podemos trabalhar com a teoria do conhecimento.
    A ontologia, a ideologia e a ética são os aspectos que agregam neste processo e faz parte da visão da realidade das pessoas que oferecem a pesquisar.
    A pesquisa pode ser separada em quatro estágios: projeto de pesquisa, doleta de dados, análise de dados e elaboração escrita. São essas etapas que nos permitem organizar nosso projeto de pesquisa.

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  18. Pesquisa são as atividades envolvidas na solução de problemas e que, no âmbito da ciência permitem e tem a intenção de gerar conhecimento (através de resultados alcançados e das ações que eles desencadeiam) com os quais seja possível a compreensão e transformação da realidade.
    A pesquisa acadêmica é desenvolvida por meio da utilização de conjuntos de técnicas que estão ligadas aos seus referenciais teóricos que as contextualizam. Mas a pesquisa acadêmica tem sido confundida apenas com o uso de tais técnicas e procedimentos metodológicos, sendo reduzida a esta simples aplicação. Porém, somente o rigor no uso destas metodologias não pode garantir resultados melhores ou piores.
    A pesquisa desencadeia um processo de investigação histórico (que caracteriza as diferentes concepções de ciência e método), complexo e contraditório. No caráter histórico, cada método tem sua visão de mundo, concepção de homem e pressupostos ético-filosóficos diferenciados.
    A ciência atual é um conhecimento em construção, em contínuo refazer sendo necessário o repensar sobre seu corpo teórico-prático.
    A epistemologia está relacionada com as características da produção do conhecimento nas diferentes áreas do saber. Já a ontologia, ideologia e a ética constituem a visão de mundo (percepção global da realidade) dos pesquisadores. Na visão de mundo se integram elementos do plano teórico que, historicamente, vão formando essa compreensão mais ampla. A articulação e dinâmica entre estes elementos devem ser gradativamente estudadas e trabalhadas a partir dos primeiros contatos com os processos de pesquisa.
    Até a metade do século XX, nas ciências naturais e nas ciências humanas, somente era considerado como científico o conhecimento produzido com a utilização do método positivista. Havia a ideia de que a objetividade seria garantida pelos instrumentos e técnicas de mensuração da pesquisa experimental e à neutralidade do pesquisador na investigação da realidade.
    As pesquisas qualitativas, surgidas com o desenvolvimento das investigações nas ciências humanas, procuravam consolidar procedimentos que superassem os limites das análises quantitativas. Elas tem tido sua cientificidade questionada devido a seus aspectos não serem passíveis de mensuração.
    À medida que as pesquisas qualitativas foram se legitimando foi se estabelecendo um preconceito com as análises quantitativas, porém elas não podem ser excluídas pelo pesquisador, como se fosse necessário optar por uma dessas análises. Pode haver casos que seja necessário a mescla desses dois tipos de análises. E aqui está a importância de se iniciar o quanto antes as atividades de pesquisas, logo no inicio da graduação, para que haja um aprofundamento teórico destas questões.
    Algumas tipologias surgiram para auxiliar o desenvolvimento das atividades de pesquisa: campos da atividade humana, utilização dos resultados, técnicas e instrumentos de observação e quanto ao material utilizado.
    As atividades de pesquisa não produzem conhecimento ao acaso mas contribuem para a formação da visão de mundo de cada ume para uma nova compreensão do mundo e do ser humano.
    Quatro momentos importantes no desenvolvimento da pesquisa: o projeto, a coleta de dados, a análise dos dados e a elaboração da escrita.

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  19. Segundo a autora PÁDUA que descreve neste capitulo um resumo de como desenvolver um bom projeto de pesquisa. Na interpretação da autora um processo de pesquisa a tudo aquilo que soluciona a problema ou busca resposta para dilemas da sociedade, e relação do método cientifica também é analisada. A ciência moderna é um contínuo processo de renovação e estruturação, podendo pensar na teoria e na prática de acordo com vários correntes filosóficas possui seus entendimentos acerca da elaboração de procedimentos para se chegar ao conhecimento. Em uma sociedade arcaica o conhecimento científico era baseado no método positivista baseada em deduções, induções e experiências, já na sociedade moderna a pesquisa se tornou experimental e quantitativa, sendo assim baseada em fatos e comprovações. O projeto de pesquisa e composto por quatro etapas, sendo o primeiro a parte de metalização do projeto e viabilidade do mesmo, o segundo e a etapa de desenrolar as pesquisa de campo a fundamentação do projeto a boa estruturação dos dados coletas será fundamental no resultado final do projeto, a terceira etapa é analise dos dados coletados durante a segunda etapa e finalmente a quarta etapa e a elaboração da escrita, pelo fato de serem etapas que complementam uma as outras não podemos dizer que existe a mais importante, pelo contrario a boa apresentação do projeto depende de todas elas.
    Referência bibliográfica:
    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.

    Flávio Medeiros de Faria

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  20. Resumo: O processo de Pesquisa

    Segundo Elizabete Pádua, autora do livro Metodologia da Pesquisa: Abordagem teórico-prática, a pesquisa, em um âmbito geral, é toda ação direcionada para a solução de problemas. Ainda segundo a autora, quaisquer atividades de procura, averiguação, investigação da realidade, permitirão, perante a ciência, desenvolver a informação que irá nos auxiliar a compreender tal realidade e nos guiar por tal caminho.

    Para podermos tratar as questões da Teoria do Conhecimento, da objetividade, da neutralidade científica, método e as demais etapas do desenvolvimento do conhecimento, devemos nos manter no conceito da epistemologia.

    A produção da pesquisa exige quatro processos, cada qual com suas características específicas, são eles: o projeto de pesquisa, a coleta de dados, a análise dos dados e a elaboração escrita.

    PÁDUA, Elisabeth M. M. de. Metodologia da Pesquisa. Abordagem Técnica. Campinas - SP: Papirus, 2004.

    Daniel Ramos Pimentel

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  21. O processo de pesquisa.

    De acordo com Elizabete Pádua, autora do livro Metodologia da Pesquisa, pesquisa é toda atividade voltada para a solução de problemas, o que permite na elaboração de um conhecimento que vai auxiliar na compreensão da realidade e orientar nas ações que poderão ser tomadas.
    Existe também o estudo do método que abraça o conjunto dos caminhos percorridos pelas ciências para a produção dos seus conhecimentos, este estudo está ligado à abordagem epistemológica, epistemologia é tomada como crítica dos princípios, métodos e conclusões das ciências.
    No plano de pesquisa, epistemologia, método e procedimentos técnivos se constituem como elementos indissociáveis em todo o processo de investigação que se desencadeia com o pesquisador.
    Outros elementos que fazem parte do processo e constituição do mundo são a ontologia, a ideologia e a ética e permite aos pesquisadores aprender e compreender sua complexidade, às vezes não tão bem explícitas.
    É importante perceber que nas pesquisas deve-se compreender a realidade em seus múltiplos aspectos. A pesquisa é um mecanismo primordial em função da formação do conceito de visão de mundo em todos os planos, seja ele ético, filosófico, político e cultural tornando a pesquisa um dos mecanismo responsáveis pela evolução conceitual da humanidade.
    Outro aspecto importante que deve ser destacado é quanto à classificação referente aos tipos de pesquisa existentes. As atividades de pesquisa, independentemente de sua finalidade (dissertações, trabalhos acadêmicos ou trabalhos de conclusão de curso) não produzem conhecimento "ao acaso", mas contribuem para a formação da visão de mundo de cada um e, portanto, para uma nova compreensão do mundo e do ser humano.
    O desenvolvimento da pesquisa envolve quatro momentos marcantes: O projeto de pesquisa; A coleta de dados; A análise dos dados; A elaboração escrita. Para o desenvolvimento, não é possível que esses momentos "trabalhem" independentes umas das outras, mas esão articuladas entre si, complementam-se, pelo próprio desencadeamento lógico das atividades de pesquisa. Também não é possivel dizer que uma etapa seja mais importante que a outra, pelas características únicas, cada uma e todas sao são igualmente importantes, embora, na prática é possível dedicar mais a uma delas.

    Diego de Oliveira Abrão

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