sábado, 19 de março de 2011

Elaboração do projeto de pesquisa

Antes e durante a elaboração do projeto de pesquisa, quais são as dificuldades que vcs têm se deparado? Como vcs têm superado tais obstáculos?

20 comentários:

  1. Minha principal dificuldade até o momento tem sido a definição da metodologia que será abordada no projeto.

    ResponderExcluir
  2. Minha maior dificuldade até o momento está em definir o tema do projeto. Apesar deste trabalho não ter exigência de correlação com o projeto do curso de pós graduação, já queria direcioná-lo para esse tema. Mas até o momento não tenho idéia sobre o mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Hoje, a maior dificuldade que encontro é no referencial teórico da pesquisa.

    ResponderExcluir
  4. dificuldades diferentes hein...
    pois bem, por partes... a definição do tema da pesquisa deve partir de algum problema, algo que vc se interesse em estudar, analisar e, talvez, até propor uma solução. Se o seu interessse,Cristiano, é fazer algo relacionado ao curso, sugiro q reveja as áreas de pesquisa dos orientadores e identifique o q lhe interessa. Troque ideia com seus colegas...
    Eduardo, em relação a metodologia.. sugiro q reveja aquele capítulo q foi apresentado no seminário, vai te ajudar bastante trocar ideia com seus colegas, veja o que eles têm colocado como metodologia de pesquisa... a do projeto do Paulo ficou legal.
    Sobre o referencial teórico, LEtícia, nesse momento faça uma busca online por artigos científicos da área... tente ler pelo menos uns dois para fazer a fundamentação e o restante lance como referências que vc pretende aprofundar o estudo no decorrer do projeto. No próprio site do cnpq (www.cnpq.br) há um banco de dissertações e teses que pode auxiliar muito vc.

    E o restante dos alunos da turma??? Tudo correndo bem nessa reta final de elaboração do projeto???? Temos até sexta para discutirmos... sábado, 02, acontecerão as apresentações!

    =)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A maior dificuldade foi na definição do tema e no desenvolvimento da introdução, porem já defini o tema e desenvolvi a introdução através de pesquisas aprofundadas sobre o tema.

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, a dificuldade não é nem na elaboração mas sim na tão citada definição do tema. E pra falar a verdade, não escolhi, pelo fato de não só "fazer por fazer", até que apareça algo que realmente desenvolverei.
    Pesquisei muita coisa e ainda continuo cheio de interrogações.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza, uma das dificuldades que "pega" mesmo é a elaboração do tema, pois o desenvolvimento até se torna mais fácil.
    Mas ainda há outras, no primeiro momento essa foi me fez perder um bom tempo.

    ResponderExcluir
  9. Também estou no time dos que não gosta de fazer algo com um tema provisório.

    Em minha monografia, da Faculdade, como era um tema que eu realmente gostava as palavras fluíam como em uma canção, agora com um tema aleatório tá complicado! =/

    2 meses foram muito pouco para nós, que só vimos Introdução à Web, Introdução à Dispositivos Móveis e tantas outras introduções.

    Mas enfim...

    ResponderExcluir
  10. Também tenho dificuldades quanto ao tema... mesmo sabendo que é provisório...

    ResponderExcluir
  11. Como grande parte do pessoal, eu também estou no grupo "dificuldade com o tema".
    É muito complicado pensar em um tem com tão pouco tempo, mas o meu companheiro Google tem me ajudado bastante. rsrs

    ResponderExcluir
  12. Minha maior preocupação agora diz respeito ao tempo e a organização das tarefas para garantir um sucesso no trabalho. Quanto ao tema eu já tenho em mente, porém é necessário um empenho dobrado para garantir uma boa qualidade no trabalho

    ResponderExcluir
  13. Pessoal do time "dificuldade de encontrar um tema",

    Lembrem-se de que o objetivo da disciplina é refletir sobre o processo de planejamento de um projeto de pesquisa. Então, escolham um tema que lhes interesse de acordo com as áreas de pesquisa dos professores, apontem um possível orientador para o projeto de pesquisa, mesmo que ele seja apenas "idealizado" e que vc não vá desenvolvê-lo....
    O trabalho final da disciplina é a elaboração do projeto de pesquisa por escrito e fazer sua apresentação para o grupo.
    Sugiro (rsss) que concentrem suas envergias em redigir um projeto sobre um tema legal da área de vcs para vcs me apresentarem no sábado....rss
    Já estive na mesma situação de vcs... e no final vi que valeu a pena...
    'bora trabalhar!!!
    =)

    ResponderExcluir
  14. Saudações.
    Minha principal dificuldade está na definição do tema para o projeto, mesmo sendo provisório.

    ResponderExcluir
  15. Mudança tática.
    Como havia mencionado anteriormente, estive com grande dificuldade devido a definição do tema para meu projeto. Sendo assim, mudei minha abordagem focando-me nos objetivos (geral e especificos) sobre uma questão-problema que identifiquei. A partir daí obtive maior clareza consegui progredir.
    Agora, minha dificuldade envolve a fundamentação teórica sobre o assunto em questão.

    ResponderExcluir
  16. Assim como a grande maioria nesse começo de caminhada, a minha maior dificuldade esta em definir o tema do projeto. Mais acredito que com o decorrer do tempo as ideias surgiram.

    ResponderExcluir
  17. A definição do tema não foi difícil para mim, pois o que preciso é resolver um velho problema. Desenvolver o projeto é a minha dificuldade. Espero que resolver o problema seja mais fácil. O desenvolvimento do projeto, normalmente, é feito pois tem um foco, um objetivo; escrever o trabalho é que costuma me ser difícil.

    ResponderExcluir
  18. Minha maior dificuldade na elaboração da pesquisa, são os antigos vícios trazidos da escola e também a dificuldade de escrever o que eu estou pensando. Tenho tentado resolver esse problema ampliando meu vocabulário, lendo muito à respeito dessas dificuldades e como superá-las. Outra dificuldade que sinto também é a de falta de referenciais teóricos de pesquisa, muitas vezes sei o que procurar mais fico sem saber onde procurar. Estou aberto a críticas e sugestões para que eu possa melhorar a cada dia como um eterno pesquisador.

    ResponderExcluir
  19. A maior dificuldade que tenho neste projeto de pesquisa é a falta de tempo, pois atualmente trabalho em dois locais: um das 00:00 as 06:20 e outro das 08:00 as 17:30. Com isso basicamente me sobra o Domingo "livre".
    Na elaboração do projeto em si as aulas de Metodologia Científica tem me capacitado a superar os obstáculos e as dificuldades técnicas na elaboração do projeto.

    ResponderExcluir