sábado, 2 de abril de 2011

Avaliação da disciplina Metodologia Científca


Olá pessoal,

Gostaria de que vcs tirassem um tempinho para refletir sobre como aconteceu a disciplina de Metodologia Científica durante esse primeiro módulo do curso. Mencionem os desafios enfrentados, o conteúdo trabalhado, o que foi considerado relevante para seu aprendizado e sugestões de como vcs acham que poderia ser feito melhor.

Além postar sua própria opinião, vcs podem dialogar com seus colegas.

=)

14 comentários:

  1. Minha maior dificuldade é realmente escrever. Ou melhor, minha dificuldade maior é ler. Não sou muito dado à leitura e isso me traz grandes dificuldades, além do mais a falta de tempo me é outro problema porque trabalho 8 horas diárias, cuido de 2 sites que estão sem a devida atenção. Faço 2 pós graduações e ainda tenho outras ocupações além de, claro, não poder deixar de lado a família.
    Admiro quem tem coragem suficiente para ler, estudar bastante como tenho em família e vejo no ambiente acadêmico. Mestres, doutores, pesquisadores acho que nunca chegarei a ser tudo isso. Talvez isso seja um trabalho de base, despertar a pessoa para leitura já nos primeiros anos escolares.
    Quanto a disciplina, no meu ponto de vista, foi bem conduzida. Claro que tudo tem algo para ser melhrado, mas eu não tenho sugestões para melhora. Parabéns a você Gyzely.

    ResponderExcluir
  2. Minha maior dificuldade foi a idealização do projeto, mas vencida esta etapa sou obrigado a concordar com o que foi discutido na última aula de metodologia. Haveria um maior proveito da disciplina se a mesma fosse distribuída ao longo de toda a pós graduação, para que nós podéssemos tirar dúvidas à medida que os projetos fossem evoluindo.
    Mesmo assim ainda espero poder contar com o apoio (mesmo que de forma informal) da professora Gyzely.

    ResponderExcluir
  3. Como tive dificuldades em escolher um tema para o projeto, e tinha em mente que no decorrer do curso diante dos estudos das disciplinas encontraria algo pra direcionar meu projeto, cheguei a conclusão que o conteúdo e as abordagens tratadas na disciplina de metodologia cientifica foram bons. Várias coisas que passaram desapercebidas na graduação, consegui assimilar. Por outro lado, como escreveu o Cristiano, seria mais útil se fosse um pouco mais a frente, em módulos posteriores, ou espalhado por todo curso.

    ResponderExcluir
  4. Acho que a disciplina foi bem administrada no curto tempo que tivemos. Os seminários foram positivos para assimilarmos os conceitos, bem como as apresentações sobre os projetos de cada grupo. Conforme citado pelos colegas, também concordo que metodologia científica deveria estar presente no decorrer dos demais módulos, pois temos um projeto de final de curso para entregar em que a mesma nos fará muita falta, mesmo com a disponibilidade da Gysely em nos acompanhar "informalmente".

    ResponderExcluir
  5. Apesar do curto espaço de tempo que uma especialização nos oferece, essa disciplina é muito importante no auxílio do projeto final. Apesar de esse ser o primeiro ano de uma especialização no IFTM-Ituiutaba, talvez tenha pecado na distribuição das aulas dessa disciplina. Poderíamos aproveitar mais e melhor a disciplina (concordando com os colegas acima) da professora , com aulas no início do curso e o projeto no final do curso. A disciplina no meu ponto de vista foi muito bem administrada pela professora.

    ResponderExcluir
  6. As aulas de Metodologia científica trouxeram para mim a oportunidade que precisava para entender como devo organizar minhas ideias na elaboração de um trabalho de pesquisa.
    O maior desafio que enfrentei foi a questão tempo para dedicar-me de maneira satisfatória à disciplina. Tive momentos que pensei que não seria capaz de entregar os trabalho e dar conta do conteúdo.
    No que posso referir ao conteúdo do curso posso dizer que a parte mais interessante é a elaboração do projeto de pesquisa, pois com ele teremos um norte para o TCC e garantir que nossa pesquisa atinja seus objetivos.
    Por último, deixo a seguinte sugestão: Vamos ter um período maior para a disciplina para termos condições da professora acompanhar mais de perto nossos projetos de pesquisa?

    ResponderExcluir
  7. Nosso colega Olegário tem razão quanto a dificuldade para dedicar-se à pesquisa. Nós brasileiros não fomos motivados o suficiente para a leitura. Muitas vezes éramos obrigados a ler livros que não tínhamos o menor interesse e isso trouxe um grande problema. Hoje eu consigo ler mais, porém fico de certo modo até triste por não ter sido mais motivado à leitura.

    ResponderExcluir
  8. A maior dificuldade foi em relação à pesquisa, que exige muita dedicação e pericia na sua realização, adorei a disciplina me trouxe muitas novidades em relação a técnicas de pesquisas, formas de estruturação da escrita. Não tenho sugestões. Parabéns Gyzely.

    ResponderExcluir
  9. Sem dúvida alguma a disciplina de Metodologia Científica foi fundamental no desenvolvimento do curso...Acredito que a distribuição das aulas e o periodo em que elas aconteceram foram corretos, porque com essas teremos fundamentação metodologica para elaboração dos próximos trabalhos das outras disciplinas. Quanto a questão de orientação metodologica para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso acredito que seria necessário uma disciplina específica para tanto, que poderia ser ministrada pela nossa professora Gyzely.

    ResponderExcluir
  10. Realmente encontramos muitas dificuldades ao longo do desenvolvimento do projeto de pesquisa, e muitas vezes um material de pesquisa para este fim não é tão facilmente encontrado. Eu tenho muita dificuldade em saber ser determinado link está correto, visto ainda que muitas vezes as regras mudam, mas é apenas por isso, pois, por mais que tentemos desenvolver um trabalho corretamente, sempre nos deparamos com pequenos detalhes que dificultam que continuemos. Além disso, a língua portuguesa também é muito ampla e muitas vezes não sabemos se determinada expressão é correta para aquela ocasião. No mais, quanto à matéria em si, não encontrei tantas dificuldades, mas proveitosa ao que está por vir. Quero agradecer à professora Gyzely por esse tempo aí que tivemos e espero que ainda tenhamos outra oportunidade. Valeu!
    Álisson.

    ResponderExcluir
  11. Minha maior dificuldade é de escrever seguindo todas as normas da metodologia, mais gostei muito das aulas tive muito apoio da professora e aprendi que muitos conceitos que eu tinha como verdade estavam completamente errados, pude aprender e aplicarei todo conhecimento aqui adquirido tanto em meu TCC como posteriormente em minha vida acadêmica.

    ResponderExcluir
  12. Alem dos conceitos e normas a disciplina, possibilitou conhecer os projetos dos demais colegas, excelentes idéias foram apresentadas inspirando a todos. Aproveito para agradecer o apoio e dedicação da Professora.

    ResponderExcluir
  13. Um desafio foi ter uma ideia para desenvolver o projeto, pois não tinha nenhuma ideia sobre o que eu iria desenvolver, outro desafio foi expressar minhas ideias no blog, porque não sou muito bom para expressa-las. Um aprendizado foi ter a oportunidade de desenvolver minha opinão aqui no blog e poder compartilhar do conhecimento dos colegas.

    ResponderExcluir